Exemplo: Pisca Led

Este é um simples projeto para piscar um LED utilizando Arduino. Apesar de simples, ele vai ajudar a entender todos os principais detalhes do BLOCODE.

Comece criando um novo projeto na sua conta no BLOCODE. O nome pode ser algo como ArduinoBlink.

Definindo as Entradas e Saídas

Vamos começar definindo a saída do Arduino que será conectada ao LED. O Arduino já tem um LED conectado no pino 13 internamente, por isso vamos usar esse para facilitar.

Primeiro definimos uma constante para informar o pino que vamos utilizar, neste caso o 13. Acesse Projeto Global Area e cole o seguinte código:

#define IO_LED 13

Vamos também inicializar o pino como sendo do tipo saída. Acesse Projeto plc_setup() e cole o seguinte código:

pinMode(IO_LED, OUTPUT);

Precisamos agora associar a variável à saída física. Para isso acesse Projeto plc_loop() e cole o seguinte código:

digitalWrite(IO_LED, LED);
delay(1);

A variável LED será definida depois no programa em blocos.

Aqui também colocamos um delay(1), pois as bibliotecas de temporização consideram que cada ciclo dura 1 milisegundo. A medida que o programa cresce, pode ser necessário diminuir este tempo. Então podemos usar a função delayMicroseconds(t).

Montando o Programa

Agora utilizamos os blocos para montar o nosso programa. Na lista de bibliotecas, clique em timers TCY e depois clique na área de desenho. O bloco TCY deverá aparecer.

O bloco TCY é um temporizados cíclico que liga e desliga a saída Q, por intervalos de tempo determinado por PT, enquanto a entrada IN for verdadeira.

Para colocar IN sempre verdadeiro clique em Variables/Misc IN (note que este IN se refere a inserir uma variável de entrada no projeto, nada tem a ver com o IN do TCY). O BLOCODE perguntará um nome para a variável, coloque 1, pois trata-se de apenas uma constante dessa vez. Depois clique no desenho para posicionar o novo elemento. Ligue o pino deste elemento com o pino TCY.IN.

Faça o mesmo procedimento dessa vez para ligar o número 1000 no pino TCY.PT.

Agora clique em Variables/Misc OUT para inserir uma variável de saída. Dê o nome LED para a mesma, clique em OK e posicione-a no desenho. Ligue essa variável de saída com o pino TCY.Q.

Clique duas vezes na variável para alterar as propriedades. A imagem a seguir mostra como deve ficar para este caso. Deixe conforme a imagem e clique em OK.

Tela de propriedades da variável

Em Name coloque um nome amigável para aparecer na tela. Em Type escolha o tipo de variável, neste caso ela representa uma saída digital, por isso selecionamos Digital IO.

Finalmente, o programa em blocos deve ficar como a figura a seguir:

Blocos para piscar o led

Executando o Programa

Agora só precisamos gerar o código e compilar para o Arduino. Você precisa ter a IDE do Arduino instalada e um arduino para testar.

Para gerar o código, clique em Dispositivo Generate C Code. Copie o código e cole na IDE do Arduino. Compile, grave e veja o resultado (LED da placa deve piscar em intervalos de 1 segundo =] ).

Sobre


BLOCODE é um software online que ajuda as pessoas a desenvolver aplicações robustas e confiáveis.

Siga


IOTBRAS


® 2021 IOTBRAS. Todos os direitos reservados.