Para criar um Bloco de Função, acesse Blocos Criar/Editar Bloco de Função. Será solicitado que você dê um nome para o Bloco (não utilize nomes que já existem na biblioteca padrão do BLOCODE).
Após escolher um nome para o bloco, será apresentada a seguinte tela:
Neste exemplo o nome do bloco foi "MYBLOC". O BLOCODE preenche automaticamente os locais necessários com o nome do bloco.
Na aba HEADER .h é gerado o seguinte código:
//##BLOCK
//##NAME MYBLOC
//##DESCRIPTION Block small description
/*
//##DOC
Bloc documentation..
- You can use `Markdown`
//##ENDDOC
*/
typedef struct{
//##VAR_INPUT
BOOL I1;
SINT I2;
//##END_VAR
//##VAR_OUTPUT
SINT Q;
//##END_VAR
}st_MYBLOC;
void MYBLOC_init(st_MYBLOC *st);
void MYBLOC(st_MYBLOC *st);
//##END_BLOCK
É possível editar as variáveis de entrada e saída do bloco e as seguintes informações:
Markdown
para o texto.//##VAR_INPUT
e //##END_VAR
. E as variáveis de saída são colocadas uma por linha entre //##VAR_OUTPUT
e //##END_VAR
.Na aba IMPLEMENTATION .c é gerado o seguinte código:
void MYBLOC_init(st_MYBLOC *st){
st->I1 = 0;
st->Q = 0;
}
void MYBLOC(st_MYBLOC *st){
if(st->I1 == 0){
st->Q = st->I2;
}else{
st->Q = 0;
}
}
Aos funções MYBLOC_init
e MYBLOC
devem ser alteradas para que o bloco tenha o comportamento desejado.
A função MYBLOC_init
é executada somente uma vez no inicio do programa.
A função MYBLOC
é executada a cada ciclo de execução do programa. A variável st
é um ponteiro para a estrutura de dados do bloco.